top of page
  • Foto do escritorLoris Reggiani

Qual Cultura você está desenvolvendo?



Muitas vezes nós entramos no universo heróico da Estratégia e deixamos de lado a parte mais importante da empresa: a sua Cultura organizacional.


Quando falamos de Cultura, parece uma conversa de palco. Mas é bem por outro lado. Essa é uma conversa sobre os bastidores.


Cultura Organizacional é mais do que a sua missão, visão e valores. É o conjunto de tudo isso incluindo objetivos, propósitos e crenças.

É o que você faz e as pessoas na sua empresa fazem.

É o que todos estão fazendo.

Isso é o que define a sua empresa.


É a prática, não a teoria.

É a execução, não a estratégia.


Afinal, como disse Peter Drucker, pai da administração:


“A Cultura engole a Estratégia no café da manhã.”

Não adianta apenas você saber para onde você vai.

É importante prestar atenção em como você está indo.


Isso é mais importante do que a sua estratégia.



A Ação é a sua arma mais poderosa




Essa parece aquelas frases ditas por um mestre de filme de super-herói. Você já imagina o Homem-Aranha perplexo tirando a máscara ao ouvir isso ou o Super-Homem aprendendo a controlar seus poderes.


Mas eu estou falando de outro Herói. O que está lendo essa mensagem agora.


Recentemente falamos sobre descer do templo e dar mais atenção à sua Cultura Organizacional. A nossa conversa continua...


Tudo isso orbita em volta de um elemento fundamental: Você.


Se considerarmos que a principal forma de liderar, não é com palavras… Mas com a ação. Então a questão do Propósito e da Estratégia aterrissam para a Cultura Organizacional voar.


A Ação é uma arma porque ela destrói padrões negativos.

A Ação é poderosa porque ela constrói novos futuros.


O Exemplo é a melhor forma de inspirar a sua equipe a agir.


Direcionar as suas ações e a de toda a empresa é um passo importante para construir uma Cultura Organizacional forte. Por isso vale a reflexão sobre o que você vem fazendo.


A mudança que você quer ver lá fora começa, de fato, aí dentro.


Qual o próximo passo? O mesmo



É muito difícil construir um prédio se você só põe tijolos de vez em quando.


Quer reforçar a sua Cultura Organizacional? veja como está agindo. Mas também veja como você agiu ontem e como pretende agir amanhã.


Consistência é dar continuidade às suas Ações.


“Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.” (Will Durant, ao condensar os pensamentos de Aristóteles em uma frase)

Atos isolados não sustentam grandes resultados, apenas criam a ilusão de mudança. Isso acontece porque tendemos a agir no piloto automático e, por vezes, esquecemos de seguir o plano. Isso é normal.

Por isso exige esforço e alerta constante.


Entenda que você está construindo a excelência e conectando todos com a cultura da empresa. Entenda que o seu comportamento está sendo transmitindo a todos e incentivando eles, mesmo que indiretamente.


Comportamentos ruins influenciam a sua equipe a se comportar de forma ruim e isso traz resultados ruins.


Seja o seu próprio vigilante. Ninguém vai vir e continuar o prédio que você deve construir.


A Mensagem Secreta da Consistência



Sei que eu estou repetindo mais que gritar “arara” em uma caverna com eco. Mas é porque estamos falando de consistência rs. É perdoável.


Quando você ensina por uma ação e isso repete-se ao longo do tempo, além da consistência, você está enviando uma sutil e poderosa mensagem. Você está se mostrando verdadeiro.


Existe um gatilho mental chamado “Compromisso e Coerência” (Robert Cialdini). Gatilhos mentais são comportamentos automáticos que adquirimos ao longo do tempo e que servem para poupar a energia de pensar, auxiliando na tomada de decisões.


Nós tendemos a agir conforme pensamos e agimos anteriormente, assim temos coerência com o que fazemos. Não gostamos de fazer algo diferente do que pensamos, isso nos provoca desconforto. Nos dá a sensação de que estamos sendo falsos.


Então, quando você continua agindo, você emprega Consistência e isso dá Compromisso e Coerência às suas ações. Isso fortalece ainda mais o que você faz e dá ainda mais integridade à sua imagem.


Considerando que um líder inspira comportamentos pela sua ação, quanto mais você agir, mais irá inspirar comportamentos. Quanto mais as pessoas agirem, mais elas reforçarão esse próprio comportamento delas.


Uma vez que alguém toma uma atitude, ela tenderá a manter essa atitude para reforçar a ação que ela tomou. Essa é uma das raízes da fidelidade à uma marca… Embora outros fatores estratégicos estejam envolvidos.


A Consistência ativa um gatilho mental que além de fortalecer você, também pode fortalecer a sua empresa.


1 visualização0 comentário
bottom of page