• Foto do escritorLoris Reggiani

A Diversidade dá Poder Criativo

Lembro de um professor meu do colegial, o Zé Carlos, dizer:

"Quando todo mundo concorda comigo eu tenho a sensação de que estou errado."

Era o seu desafio... desenvolver o pensamento crítico em jovens sob o palco da filosofia. Era também fantástico!

Os anos passaram, pensamento crítico virou soft skill e essa frase continua viva também nos palcos da Criatividade e Inovação.

A diversidade contribui de muitas maneiras em uma organização.

Uma delas é o fato de que uma equipe com pessoas que pensam diferente, criam perguntas diferentes e respostas fora do caminho padrão. Ou seja, alcançam resultados melhores do que uma equipe homogênea.

Além da diversidade de gêneros, estamos falando também da diversidade de idade, de gostos, de cultura, de países de origem e, principalmente, de pensamento.

Um time misto não se perde?

Pelo contrário, se completa.

A dúvida de uma pessoa é a resposta de outra. O ponto cego em um projeto pode ser percebido por alguém que pensa diferente de você.

E aí se faz fundamental a presença de um líder, conectando todos num mesmo objetivo, contribuindo para que todos sejam ouvidos, mediando conflitos por meio da empatia e promovendo o espírito de comunidade.

Para finalizar, uma reflexão sobre essa grande frase do Lewis Carrol:

"Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve."

Acredito que a multiplicidade de caminhos pode nos levar a melhores escolhas.