• Loris Reggiani

Os 5 Novos Segmentos de Consumo



Entender o cenário antes te dá tinta para escrever um roteiro de ações.


Um fato é que poucas pessoas voltarão rapidamente aos comportamentos de consumo de antes da pandemia. Veja esses 5 segmentos identificados em estudo feito pela Ernst & Young.


Voltarão ao normal (31%)

Vida e gastos quase que inalterados. Estão menos preocupados com a pandemia.


Cuidadosamente extravagantes (25%)

Com renda média alta. Focados na saúde e otimistas, mas acreditam que uma crise global está chegando. Vão gastar mais apenas em áreas importantes para eles.


Cuidadosos (22%)

Gastando um pouco menos, mas com cortes profundos. São os mais pessimistas sobre o futuro.


Continuarão cortando (13%)

Sempre estiveram preocupados com a pandemia. Continuarão cortando os gastos, mudando o que compram e como compram.


Voltarão com tudo (9%)

Público mais jovem e trabalhando. Gastarão muito mais e em todas as categorias. A sua rotina foi a mais perturbada com o isolamento.


Olhar para esses públicos te dá uma ideia de como se preparar para atendê-los e quais serão as suas principais necessidades.


E quando você cruza esses dados com o seu conhecimento sobre o seu avatar, você tem uma ideia melhor sobre qual comportamento prevalecerá no seu nicho.


Por exemplo, produtos e serviços de tickets altos devem ser ainda mais relevantes para o público. Se tiver conexão com o propósito e contribuir socialmente, as chances são ainda maiores - porém, preço alto exige alto investimento (principalmente de tempo e recursos), errar o produto/serviço é muito arriscado (e uma das principais formas de fracasso em vendas).


A grande pergunta que fica é: quais comportamentos voltarão a ser como antes e quais mudarão para sempre?


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo