top of page
  • Foto do escritorLoris Reggiani

O Cenário que nos espera



Cada vez mais você verá esse nome: Harari.


Ele é um dos pensadores mais lidos do mundo e ganhou fama mundial após publicar o livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”.


Segundo Harari, uma crise dessa magnitude que estamos enfrentando muda tudo o que virá depois dela... E ele chama a atenção para dois grandes desafios que iremos enfrentar.


#1 Estrutura Social e Política

Deve-se tomar um cuidado para que a vigilância sobre a saúde não seja o centro de tudo. Isso poderia criar um sistema que afetaria a liberdade humana.


#2 Solidariedade Versus Competência

De um lado há a opção de uma cooperação mundial, de outro, uma competição selvagem por recursos.


Se considerarmos que o que acontece em larga escala é um reflexo do que acontece em situações individualizadas, então em nossa vida pessoal e nos negócios encontraremos esse mesmo panorama.


Um cenário onde a saúde é priorizada e há grande autovigilância sobre os próprios comportamentos… E isso resultará em um ambiente de trabalho também vigilante e preocupado.


Ficará mais forte a divisão entre pessoas com comportamento de trabalhar em equipe, contra outras com foco em evoluir sozinho. Isso expandindo para o cenário de mercado, teremos empresas que crescerão com parceria e outras que tomarão atitude mais predatória.

Essa bipolaridade ficará mais forte.


Olhar para o futuro é importante porque você volta ao presente e traça os seus planos.


A questão é entender em qual cenário de mercado a sua empresa estará e iniciar os passos agora.

É vantajoso trabalhar em equipe? Comece a criar parcerias.

Haverá atitude predatória? Proteja-se.


E também se prepare para cuidar da saúde de sua equipe e deixá-los atentos, sem que isso se torne excessivo e prejudique a liberdade.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page