• Foto do escritorLoris Reggiani

Autogestão - Seja o seu Líder, não o seu chefe

Tão importante quanto ser bom com os outros é ser bom com você mesmo.

Em uma época onde temos mais tempo, nossa liberdade também aumenta... E isso põe em risco a nossa performance.

Peter Drucker cita 6 importantes habilidades do líder do futuro... Nós apenas direcionamos o olhar delas para você.

1. Líderes têm seguidores

Você segue seus objetivos ou é subordinado deles? Estudos comprovam que as motivações intrínsecas (tudo o que é interno, como paixão e propósito) trazem resultados mais sólidos do que as motivações extrínsecas (tudo o que é externo, como dinheiros e prêmios).

2. Popularidade não é liderança

Seja compreensivo com você... ser muito legal consigo mesmo te fará priorizar prazeres imediatos e se desviar dos objetivos de longo prazo. Porém, não somos máquinas.

3. Líderes são exemplos

Faça coisas que vão te manter inspirado, que você ama fazer ou trazem grande senso de realização. Veja histórias de pessoas que alçaram os mesmos objetivos que os seus e mantenha contato com esses conteúdos.

4. Liderança significa responsabilidade

Assuma a responsabilidade pelos seus objetivos e pelos seus resultados. É você quem realmente fará você chegar lá.

5. São tolerantes com a diversidade

Seja tolerante e compreensivo com você, não se cobre em excesso e se aceite. Acredito que esse olhar não se restringe à diversidade, mas se expande para questões bem diferentes (em se tratando de autogestão), como tolerância a erros e falhas.

6. Possua elevada autoestima

Valorize-se e perceba as conquistas que vem realizando. Mas também tome cuidado com a arrogância.

A grande questão acredito que seja a maturidade e a compreensão... com uma pitada de Irvin. D. Yalom (escritor americano):

"Escolhas são excludentes. Para todo sim, existe um não".

Ou, com uma pitada de Charlie Brown Jr... se você preferir…