• Loris Reggiani

Principais Tendências Globais Pós-Pandemia

A Ernst & Young fez um estudo sobre as principais tendências em inovação e negócios para os próximos anos e definiu 8 megatendências.


1. Descarbonização

Entre 2009 e 2018 foram registradas mais de 3 mil patentes em redução de carbono. Preservação do solo, silvicultura e plantação de árvores - a tecnologia pode beneficiar tudo isso.


2. Guerra fria tecnológica

Além de malware e phishing, as empresas devem se proteger contra a desinformação.


3. Economia Comportamental

A busca pela persuasão que funciona tem dado poder ao marketing digital, marketing de conteúdo e neuromarketing. A tecnologia pode ajudar a segmentar, personalizar e medir essa comunicação a níveis muito altos.




4. Mídia sintética

Garantir a autenticidade será fundamental para manter a confiança não apenas dos consumidores, mas dos stakeholders também. Três casos de ataque com áudio deepfake representando a voz de um CEO resultaram em roubos de milhões de dólares.


5. Futuro do pensamento

As tecnologias e as inovações têm influenciado nosso comportamento e nossa forma de pensar. Frente a isso aplicativos e redes sociais vêm se adaptando e antecipando mudanças (medir o seu tempo de uso e esconder curtidas é um exemplo disso).


6. Trabalho e vida sem fronteiras

Se por um lado temos a liberdade do anywhere office e da flexibilidade de rotinas, por outro lado temos o aumento da desmotivação, dificuldade em dividir ambientes pessoal e profissional e os sentimentos do isolamento.


7. Microbiomas

Micróbios são utilizados em muitos processos, como o caso de antibióticos e na transformação de biomassa em Biocombustível. Só no ano passado foram investidos US$ 621 milhões em startups que buscam soluções de microbiomas relacionadas ao clima e agricultura.


8. Biologia Sintética

É uma forma de padronizar sistemas biológicos para copiar, alterar e dimensionar inovações genéticas mais rápido. Essas ferramentas estão sendo implementadas rapidamente como resposta ao Covid-19 trazendo resultados mais positivos do que abordagens clássicas.


E aí, qual chamou mais a sua atenção?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo