Esse copo do Starbucks veio parar aqui nas postagens, mas não tão acidentalmente como na mesa da Daenerys. Tem um motivo e já já a gente chega nele...
Quando você olha para a Starbucks ela parece um “lugar comum”… Com a maior duplicidade que esse termo possa trazer para a nossa conversa. É uma cafeteria, muito boa e muito legal, com grandes produtos e excelente atendimento.
Mas vamos além dessa carapaça visual...
A forma como você enxerga o que você faz, efetivamente muda o que você faz.
Howard Schultz, criador e responsável pelo sucesso da marca, disse certa vez:
“Nós não estamos no negócio de café, servindo pessoas. Nós estamos no negócio de pessoas, servindo café.”
Outro ponto de virada nessa nossa conversa, é que essa frase acima não fala sobre o cliente… Ela fala sobre a equipe Starbucks. Schultz sempre focou muito no trabalho em equipe e em cultura organizacional.
Além de servir um café de excelente qualidade, ele estava preocupado em criar um excelente ambiente de trabalho. Ele valoriza a sua equipe e ela, por consequência, também valoriza a empresa e o cliente.
Foco nas pessoas.
O que eu digo sobre entender o seu negócio é que… Às vezes você vai oferecer uma solução e ela será a parte mais simples de todo o trabalho. Também é muito importante a atenção que você dá à gestão, cultura e principalmente às pessoas…
Não apenas as pessoas que compram, mas também as que estão atrás do balcão. Ou, nesse momento em que vivemos, atrás da mesa do home office.
Comentários