Parece um daqueles títulos de palestras em um grande evento profissional.
Você senta em uma cadeira lá no meio, esperando uma sacada que mude totalmente o seu jogo… Mas o palestrante sobe e cospe um pouco de conteúdo enquanto alterna slides engraçados e gráficos de mercado.
Não era o que você esperava, pelo motivo claro de que a palestra foi pensada mais no que ele achava interessante e não no que você achava interessante.
Foco no público-alvo.
Confuso…
Estranho…
Difícil…
Em tempos de Coronavírus e você está lendo um conteúdo sobre marketing…
Continue mais um pouco comigo.
Vivemos uma época onde a Desconstrução é a nova regra… Você observa para onde as pessoas estão indo e imagina o caminho inverso, para ter uma ideia que ninguém teve.
Você se pergunta o que eles ainda não pensaram. Põe frases e técnicas de complementar um termo e luta para chegar a uma resposta rápida.
Tem que ser rápida.
Senão, não serve.
Para se consolar lembra de uma música do Pouca Vogal: “vai numa boa eles é que estão na contramão”. Nosso tempo é Breve...
Todos nós pensamos assim.
Aí você se depara com propagandas nas redes sociais de inúmeros restaurantes e bares dizendo: “estamos funcionando”, “atendemos às normas da OMS”, “reduzimos o limite de pessoas”.
Essa é a contramão perigosa.
Quando os interesses no Lucro se sobrepõem aos interesses no Valor.
Em uma época onde o ideal é incentivar as pessoas a ficarem em casa e proteger quem amam, o boleto em cima da mesa fala mais alto.
E isso é normal… Pois o medo é o nosso sentimento mais forte…. Afinal ele é o mais usado em campanhas políticas de sucesso.
Mas em meio a todas essas propagandas, você vê casos em que grandes empresas tiram os seus comerciais de veiculação, pois incentivam o contato físico em um momento perigoso.
Em meio a tanto marketing digital você vê uma entre todas as outras empresas falando: “ei, fechamos as portas… Mas continuaremos atendendo no delivery”.
“Não venha até nós. Nós iremos até você.”
Esse é o palestrante que te entrega o que você quer ouvir.
Essa é a contramão dos interesses.
Esse é o pensamento voltado à construção de Valor.
Se te interessa o lucro. Sim, ele traz mais lucro.
Se for genuíno e verdadeiro.
Se te interessa mudar o mundo. Sim, ele pode mudar o mundo.
Se for real e autêntico.
Marcas preocupadas em construir valor entregam muito mais do que recebem.
Empresas preocupadas em contribuir de forma verdadeira, mesmo que isso não traga lucro imediato, destroem as barreiras que o mercado levanta.
Elas entregam o que as pessoas realmente querem e precisam.
Elas entregam Valor.
Não apenas uma venda.
Sei que vocês já sabem… Mas continuem se cuidando e cuidando das pessoas ao seu redor. O Mundo precisa mais de vocês do que vocês precisam dele.
Comments