• Loris Reggiani

A Construção de Valor em tempos de Desconstrução

Atualizado: 24 de mai. de 2020

Parece um daqueles títulos de palestras em um grande evento profissional.

Você senta em uma cadeira lá no meio, esperando uma sacada que mude totalmente o seu jogo… Mas o palestrante sobe e cospe um pouco de conteúdo enquanto alterna slides engraçados e gráficos de mercado.

Não era o que você esperava, pelo motivo claro de que a palestra foi pensada mais no que ele achava interessante e não no que você achava interessante.

Foco no público-alvo.

Confuso…

Estranho…

Difícil…

Em tempos de Coronavírus e você está lendo um conteúdo sobre marketing…

Continue mais um pouco comigo.


Vivemos uma época onde a Desconstrução é a nova regra… Você observa para onde as pessoas estão indo e imagina o caminho inverso, para ter uma ideia que ninguém teve.

Você se pergunta o que eles ainda não pensaram. Põe frases e técnicas de complementar um termo e luta para chegar a uma resposta rápida.

Tem que ser rápida.

Senão, não serve.


Para se consolar lembra de uma música do Pouca Vogal: “vai numa boa eles é que estão na contramão”. Nosso tempo é Breve...

Todos nós pensamos assim.


Aí você se depara com propagandas nas redes sociais de inúmeros restaurantes e bares dizendo: “estamos funcionando”, “atendemos às normas da OMS”, “reduzimos o limite de pessoas”.


Essa é a contramão perigosa.


Quando os interesses no Lucro se sobrepõem aos interesses no Valor.


Em uma época onde o ideal é incentivar as pessoas a ficarem em casa e proteger quem amam, o boleto em cima da mesa fala mais alto.

E isso é normal… Pois o medo é o nosso sentimento mais forte…. Afinal ele é o mais usado em campanhas políticas de sucesso.


Mas em meio a todas essas propagandas, você vê casos em que grandes empresas tiram os seus comerciais de veiculação, pois incentivam o contato físico em um momento perigoso.


Em meio a tanto marketing digital você vê uma entre todas as outras empresas falando: “ei, fechamos as portas… Mas continuaremos atendendo no delivery”.

“Não venha até nós. Nós iremos até você.”


Esse é o palestrante que te entrega o que você quer ouvir.

Essa é a contramão dos interesses.

Esse é o pensamento voltado à construção de Valor.


Se te interessa o lucro. Sim, ele traz mais lucro.

Se for genuíno e verdadeiro.

Se te interessa mudar o mundo. Sim, ele pode mudar o mundo.

Se for real e autêntico.


Marcas preocupadas em construir valor entregam muito mais do que recebem.

Empresas preocupadas em contribuir de forma verdadeira, mesmo que isso não traga lucro imediato, destroem as barreiras que o mercado levanta.

Elas entregam o que as pessoas realmente querem e precisam.

Elas entregam Valor.

Não apenas uma venda.


Sei que vocês já sabem… Mas continuem se cuidando e cuidando das pessoas ao seu redor. O Mundo precisa mais de vocês do que vocês precisam dele.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo