Escrever é uma habilidade muito importante, pois ela trabalha com as emoções, storytelling e elementos da língua portuguesa. Ah e claro, MUITA Criatividade. O que você adiciona além disso são os seus temperos especiais.
Mas o que torna ela uma habilidade ainda mais importante é que os grandes resultados de uma ideia e de uma estratégia podem ser prejudicados por uma história mal contada. E o que eu digo aqui não é sobre escrever mal uma história, mas sim, sobre não extrair dela todo o potencial que ela merece.
Alguns exemplos de séries recentes:
Expresso do Amanhã (Netflix): excelente história que não teve a linha narrativa que merece;
See (Apple TV+): Ideia muito criativa com investimento absurdo, porém a narrativa se perde um pouco, logo nos primeiros episódios;
La Casa de Papel (Netflix): Aqui “acertaram a mão” (literalmente), ao contrário dos títulos acima, essa ideia é bem mais simples, mas a forma como a história é contada cria um grande diferencial na série.
Por esses exemplos eu diria que essas 3 grandes tendências são fundamentais para os escritores.
Copywriting: não estamos falando sobre direito autoral, mas conhecimento em texto para vendas. É muito importante para melhorar a recepção de seus textos e, consequentemente, de seu marketing pessoal.
Dados: a Netflix é o exemplo perfeito de uma empresa que usa dados para criar histórias que as pessoas realmente querem assistir.
Comportamento Humano: entender como as pessoas pensam te dará ferramentas para otimizar suas ideias.
Para fechar, acredito na #criatividade como a cereja do bolo.
Comentarios