Quando eu estava na faculdade de Publicidade e Propaganda, eu vi uma frase que mudou a minha forma de enxergar a comunicação nos estudos e no trabalho…
“O que é preciso dizer?”
Isso está num blog chamado Puta Sacada. Confesso que tinha pouca experiência e essa frase me ajudou muito na criação… Na época eu não fazia ideia de quem era Ricardo Chester, o autor do artigo que trazia essa frase. Ainda hoje não sei muito bem, afinal eu nunca me apeguei a nomes e cargos.
Mas o fato é que eu tomei essa frase meio que como um mantra.
Quando eu fico perdido em uma criação eu me pergunto. Quando preciso entender o que estou criando eu me pergunto. Depois que eu crio eu continuo me perguntando. O grande lance é: nunca se desvie da sua mensagem e do seu objetivo
Essa frase te puxa de volta.
Mas, ela se aplica além da comunicação… Quando você está criando um produto, uma inovação, um serviço… O que é preciso fazer?
Sempre pense isso.
No seu vídeo, no seu post ou no seu artigo… O que é preciso dizer nele?
Essa reflexão te conecta com a essência da mensagem e da criação.
A outra pergunta é:
Com quem você está falando?
Parece óbvio. Mas não é tanto assim. Entender com quem você está falando e focar nesse público significa tirar de foco todas as outras pessoas com quem você não está falando e ignorar o que seria importante para elas. Em alguns momentos isso incluirá o seu chefe e o seu concorrente. É meio polêmico isso que eu estou te falando...
Você não precisa fazer um trabalho que o seu concorrente elogie, você precisa de fazer um trabalho que o seu público consumidor goste. Isso significa criar uma inovação que pareça absurda, isso significa ir na contramão em alguns momentos. Isso significa parecer o louco da sala.
Se o seu foco está no público final e é possível de justificar isso com argumentos, então esqueça as outras pessoas “com quem você não está falando”.
Quantos aplicativos já foram para o mercado sem estar 100% prontos? E quantos não naufragaram mesmo estando muito melhor do que seus concorrentes?
Entenda quem consome o seu produto ou serviço.
Entenda quem consome a sua comunicação.
Você não precisa de agradar todo mundo.
Comments